quarta-feira, 9 de julho de 2014

POR QUE O BRASIL PERDEU PARA A ALEMANHA?

Foi uma derrota que normalmente os times de menor expressão sofrem para os gigantes do futebol mundial. Atualmente isso nem acontece mais com tanta frequência. Haja vista a dificuldade que os germânicos encontraram para passar pela Argélia, para empatar com Gana. Os treinadores dos dois adversários estudaram a Alemanha, seguramente...
O placar elástico da partida contra o Brasil, se for analisado pela tradição, foi um exagero. Entretanto, se analisado pelo futebol,  pelo planejamento e pela questão tática, os números refletiram muito pouco do que foi a jornada horrorosa do time brasileiro. Pouco, embora os ufanistas não gostem de admitir, porque se o adversário apertasse, marcaria muito mais gols. Ficou a impressão de que os germânicos se pouparam. Ou tiveram pena da tradição do Brasil.
Há muito tempo o esporte bretão não é de boa qualidade no país. Não há inovação tática no futebol tupiniquim. É sempre a mesma coisa. Os mesmos treinadores (muitos nem merecem tal rótulo, pois não treinam suas equipes, é só na base da motivação) estão há anos reinando no Brasil. Não existe nada novo.
Péricles Chamusca, Wagner Mancini são apenas dois exemplos de técnicos da nova geração, que se tivessem tempo e oportunidade para mostrar seu trabalho poderiam arejar as velhas cabeças que regem o futebol, mas talvez nunca consigam seu intento. Não se trata apenas da idade cronológica, evidentemente, precisa-se de novas ideias.
O futebol brasileiro está ultrapassado taticamente. Parou no tempo.
Na Alemanha, o seu treinador continuou um trabalho, mesmo depois de alguns reveses. Foi mantido, a despeito da pressão que sempre há quando acontecem derrotas. É claro que além da equipe técnica, foram mantidos quase todos os atletas, sem interrupção do trabalho.
A Alemanha será campeã? Nem sempre os melhores vencem. Aí está um dos motivos que fazem com que o esporte seja tão dinâmico do jeito que é, todavia, há uma certeza: estão no caminho correto para colecionar vitórias. 
A humilhante derrota a que o Brasil foi exposto mostrou claramente que, enquanto uma equipe sabia exatamente o que fazer, o outra encontrava-se completamente perdida em campo...
Nissimiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário