sexta-feira, 11 de julho de 2014

A DISPUTA PELO TERCEIRO LUGAR DA COPA DO MUNDO - UMA QUESTÃO NACIONAL?

Pode ser que o Brasil ganhe da Holanda, mas nada será capaz de  lavar a mácula que ficou na derrota para a Alemanha. Nada da bobagem de salvar a honra da pátria, ou outras asneiras ufanistas.
É um jogo de futebol. Importante, porém, apenas uma disputa esportiva.
Para não deixar uma imagem tão ruim para seus torcedores, seria muito bom que o time de Felipão derrotasse os europeus. Todavia, não será fácil, pois a Holanda tem uma equipe melhor do que a brasileira.
Enquanto os comandados de Scolari não jogam com um esquema tático bem definido, a Holanda possui uma equipe bem treinada por Van Gaal. Não é uma primor de time,  porque depende muito das arrancadas de seu craque, Robben, o que é muito pouco para ser considerado uma equipe excepcional. Seu segundo melhor jogador, Van Persie, não tem correspondido plenamente.
Porém, seus jogadores sabem o que fazem em campo, ao contrário dos seus oponentes tupiniquins.
Ao ver o time de Luiz Felipe Scolari em campo, fica-se com a impressão de que os jogadores não treinam tanto quanto deveriam. Não há ligação entre os três setores do time, talvez reflexo da falta de treinamentos. Em razão disso, quando é confrontado com uma equipe muito superior, caso da Alemanha e agora da Holanda, também melhor do que o Brasil, existe sempre a chance de ocorrer o que alguns chamaram, erroneamente,  de apagão. Não se tratou de algo assim, é óbvio. É que os jogadores do Brasil são inferiores aos germânicos, tática e tecnicamente. Simples assim.
E contra a Laranja, é possível ganhar? Claro que isso pode ocorrer. Mas os cantadores de hino a capela devem se preparar um possível revés, porque não será nenhuma surpresa se o time de Scolari perder o jogo, inapelavelmente. E, se não houver humildade para reconhecer sua inferioridade, a derrota poderá ser, mas uma vez, vexaminosa. Tudo isso, porém, não é uma questão nacional. Trata-se, inequivocadamente, de mais uma partida de futebol...
Nissimiel


Nenhum comentário:

Postar um comentário