segunda-feira, 26 de novembro de 2018

PALMEIRAS, COM TODOS OS MÉRITOS. OU: O FATOR FELIPÃO

FELIPÃO DOMOU OS EGOS E CONQUISTOU A TAÇA

O que se anunciava aconteceu. O Palmeiras é campeão brasileiro, com louvor.
Foi o melhor ataque, sua defesa a menos vazada e Dudu foi o grande destaque da equipe verde.
A fragilidade do futebol tupiniquim favorece os clubes que se organizam melhor e fatalmente são campeões.
O elenco do Palmeiras é o mais qualificado do país, por isso suas peças de reposição são eficientes, quando chamadas a atuar.
Faltaram peças aos demais postulantes do título, caso do São Paulo, que ensaiou uma arrancada fenomenal, mas quando se viu sem alguns jogadores essenciais, perdeu o embalo e pontos tolos contra times inferiores.
O Palmeiras dividiu sua forças em três frentes de batalha, e mesmo fracassando na Libertadores e na Copa do Brasil, conquistou uma taça importante para sua galeria de troféus.
O ponto primordial, entretanto, para o sucesso da equipe palestrina foi o fator Felipão. Conseguiu agregar os atletas e formar equipes parelhas que se dividiram e jogaram da mesma maneira, independentemente dos jogadores por ele escalados.
Ele é um treinador calejado e acostumado a lidar com jogadores consagrados. Claro que os atletas contestaram menos suas decisões do que o fizeram com Roger Machado.
Não se pode negar que o sucesso de Scolari no futebol e os títulos por ele conquistados o credenciam a ter o controle das equipes do que os outros que passaram pelo Verdão. Indubitavelmente.
Os jogadores tendem a respeitar mais um ídolo como Felipão do que um novato que ainda não tem sua vivência e seu sucesso no esporte bretão.
Um elenco recheado de "medalhões" é muito mais difícil de se lidar do que comandar garotos saídos da base e sem tanta projeção no futebol.
O ego daqueles que sempre foram titulares onde jogaram muitas vezes não permite que o treinador opte por deixá-los no banco em algumas partidas. Eles querem atuar sempre. E às vezes criam confusões...
Muitas vezes uma constelação não consegue brilhar porque algumas estrelas não querem ter seu brilho ofuscado por outras.
Em razão disso, grandes elencos precisam de treinadores com pulso e confiança para comandar a tropa.
Foi o que procurou o Palmeiras quando trouxe o ex-treinador do Seleção Brasileira.
Embora Scolari já tenha sua carreira solidificada, muitos duvidaram da sua capacidade de conduzir o Verdão ao pódio do Brasileirão.
A conquista mostra que ele ainda pode contribuir muito para o futebol brasileiro...
Nissimiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário