terça-feira, 9 de agosto de 2022

FLAMENGO E CORINTHIANS, A LÓGICA E AS BATATAS...

 

                                                  PEDRO MARCOU O GOL DA VITÓRIA

O Flamengo fez mais do que o necessário para desclassificar o insosso time de Vitor Pereira.  Ganhou de novo do Corinthians. Aos incautos corintianos, cabia ainda uma tênue esperança de eliminar o rubro-negro no Maracanã. Aos céticos e adeptos da lógica, entretanto, não restavam dúvidas sobre qual equipe iria prosseguir na Libertadores da América.

Dorival armou seu time de maneira cautelosa, mas não abriu mão de algumas escapadas para o ataque. Numa dessas, Arrascaeta serviu Pedro, que empurrou a fez a pelota descansar nas redes. Não jogou como fizera em Itaquera, quando fez dois gols e poderia ter assinalado outros dois, o que não seria nenhuma novidade.

Diante das circunstâncias, o treinador do Flamengo fez uma opção inteligente, pois expôs muito pouco sua zaga ao inoperante ataque corintiano e avançou sem atropelos nem pressa. Boa estratégia para desgastar menos seus atletas.

Abismo pode ser um exagero para dimensionar os níveis que separam os rivais. Todavia, pode-se vislumbrar uma pirambeira, no mínimo, que desnivela os dois contentores. A balança de qualidade e organização tática pesa muito a favor dos cariocas, inegavelmente.

Não é demérito algum perder para o onze comandado por Dorival Junior. Aconteceu a lógica. 

Ao Corinthians, como se diz no futebol, resta "virar a chave'. Aliás, são duas: no Brasileirão e na Copa do Brasil, competições de batalhas renhidas. 

 Pela Copa do Brasil, quando terá o organizado Atlético de Goiás pela frente, tentará devolver o placar do primeiro jogo. Pode ser que aconteça, pois joga em Itaquera, onde normalmente cresce bastante de produção. Mas não será uma tarefa risonha para o Timão, todos sabem. Muitos suores serão vertidos em campo. Lágrimas poderão banhar os rostos, ao final. As faces dos derrotados terão um pranto amargo. 

Os olhos dos vencedores, no entanto, serão molhados por doces suores e algum pranto feliz, quiçá escondido. 

"Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas..." (Machado de Assis - Quincas Borba)

Nissimiel






Um comentário:

  1. Neste atual Corinthians da previsibilidade, não há surpresas positivas, mesmo golear o Santos e depois ser goleado pelo Flu, ainda assim não se constitui como uma verídica surpresa. O Timão expressa fidedignamente o lodoso pragmatismo do futebol sul-americano. Todavia, é injusto não celebrarmos a recente hegemonia dos clubes nacionais no futebol das Américas! Ao Fla cabe um adversário mais à altura, ao Timão, um ousado Atlético de Goiás !

    ResponderExcluir