sexta-feira, 15 de julho de 2022

1SP X 0 + 2PAL 1= CLASSIFICAÇÃO TRICOLOR - UMA EQUAÇÃO POSSÍVEL...

 




                                                  SEMPRE PODE HAVER VARIÁVEIS

As variáveis não indicavam que o São Paulo pudesse resolver a equação a seu favor, mas os números não podem padecer de "síndrome de pinóquio". Ao contrário, provam a verdade incontestável de uma luta renhida em que a balança final das penalidades pendeu para o lado tricolor.

O Palmeiras, favorito aos títulos que disputa, imaginou que nem precisaria usar a matemática a seu favor. Quase tudo indicava que o xis da questão seria a classificação verde à fase seguinte da Copa do Brasil. 

Tal qual a final do Paulista, O Palmeiras eliminaria o rival, até com sobras, como ocorreu  na final do Paulistão. A se julgar pela superioridade do Verdão, eram favas contadas.

Numa arena lotada, com doze minutos de jogo, o placar apontava dois gols de vantagem. Teve-se a nítida impressão de que a goleada não tardaria, repetindo o vexame a que os tricolores foram expostos há pouco tempo. Um pesadelo recorrente diante da qualidade palmeirense.

Pois é. A equação muito simples estaria solucionada. X seria igual a Palmeiras. 

Mas nem sempre o melhor sai vitorioso. Essa é uma das razões  do fascínio do futebol. Surgiram, então, as variáveis. Elas podem desmoronar  favoritos. Felizmente, para enriquecer discussões e criar , com licença, mais variáveis...

E foi o que ocorreu. A perda de um pênalti por Veiga esfriou os ânimos alviverdes e alentou os visitantes, que alteraram o placar e levaram a decisão para a fatídica marca da cal.

Jandrei, que já havia impedido gols adversários durante o tempo normal, mostrou que sua noite não foi uma variável aleatória. Defendeu duas vezes e garantiu a classificação do São Paulo. 

Abel Ferreira, sempre relutante em aceitar virtudes alheias e  afeito aos "poréns" que ele contrapõe às derrotas, adicionou outra variável à equação: sorte.

Claro que não se pode excluí-la  dos jogos de futebol, mas não se deve tirar as virtudes do brioso Tricolor, que acrescentou outras letras à sua conta: superação multiplicada por eficiência.

Se nem o Príncipe* pode prescindir da "fortuna", por que o Tricolor dela abriria mão? Some-se a ela a indispensável "virtu".

Fecha-se, assim, a equação...

Nissimiel

* Referência a Maquiavel.



2 comentários:

  1. Na variável dessas equações,
    O imprevisível torna-se o X...
    Um muro sob os altos travessões;
    E o orgulho, da questão, sendo a raiz!...

    Pois dois gols menos duas previsões
    É igual um paulistão pedindo Bis?!...
    Errado, Pigmeus das equações!...
    O Zeus do futebol assim não quis!

    Nos noves fora clássico jogado!
    Todos os três altivos Mundiais,
    Estavam, vejam bem, só de um lado!

    Por isso não há suínos imortais,
    Por isso o leitãozinho foi domado,
    Por isso o Tricolor, ora quer mais!

    (Queiroz Filho)

    ResponderExcluir