terça-feira, 29 de janeiro de 2019

COM JORGE SAMPAOLI, NOVOS ARES PARA O FUTEBOL DO BRASIL

PARA OXIGENAR O FUTEBOL BRASILEIRO, SAMPAOLI

Foi uma grande jogada do Santos trazer Jorge Sampaoli para comandar a equipe.
É um grande profissional, indubitavelmente.
Num país marcado pela mesmice, é sempre bom arejar as ideias e as concepções a respeito do futebol. Ainda mais no Brasil, em que as retrancas sobrepujam o bom futebol há muito tempo.
O trabalho que realizou com o Chile, levando-o ao inédito título da Copa América, pode ser classificado como excepcional, visto que o país andino não costumava assustar os maiores do Continente, como Brasil, Argentina e Uruguai. Marcou seu nome no futebol sul-americano, merecidamente.
O Chile tem alguns grandes jogadores, mas carecia de um treinador como o argentino, que conseguiu fazer com que os atletas chilenos tivessem melhor desempenho coletivo, que culminou com a maior conquista da sua história.
E praticando um jogo bonito de ver, algo raro no modorrento esporte da América do Sul.
Mas, como em quase todas as relações humanas, a de Sampaoli com o Chile se deteriorou e ele foi respirar outros ares.
Dirigiu o Sevilla, de onde saiu para fechar contrato para comandar a seleção da Argentina e tentar o terceiro título mundial.
Mas, como se sabe, naufragou fragorosamente, juntamente com Messi e companhia.
Agora, tem a chance de fazer algo diferente no futebol brasileiro e tem sob seu comando um time com o tal DNA ofensivo, como se convencionou chamar o instinto santista de jogar futebol.
Ainda é muito cedo para cravar como certo o sucesso de Jorge Sampaoli na equipe praiana,
mas o estilo de jogo que o argentino pretende implantar no Santos é alvissareiro.
Contra o São Paulo, empurrou o time de Jardine para seu campo de defesa e atacou constantemente, sem que o adversário chutasse uma mísera vez ao gol praiano.
Ganhou com méritos. A equipe de Jardine levou um baile do Santos. O treinador tricolor declarou ter ficado impressionado com o desempenho do adversário e elogiou o colega de profissão.
Claro que é precoce apontar o Santos como o grande time da temporada, mas a proposta de jogo de seu técnico deve ser exaltada, sem dúvida...
Nissimiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário