quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

AS RETICÊNCIAS DE MICHELLE

MICHELLE, UMA GRANDE MULHER, OMBRO A OMBRO COM O PRESIDENTE

Durante a posse do presidente, houve alguns momentos que seus seguidores esperavam e Bolsonaro não se fez de rogado. Enfatizou alguns pontos polêmicos do seu discurso de campanha, para delírio da claque que o aplaudiu (para isso servem as claques) efusivamente.
O presidente manteve-se fiel ao estilo que o consagrou e o alçou ao cargo mais relevante do país.
Quem é partidário de Bolsonaro, vibrou com o jeito peculiar de Bolsonaro, diferente de tudo que já se viu nestas plagas.
E, claro, quem lhe faz oposição, considerou de muito mau gosto as falas do eleito. As redes sociais fervilharam com as críticas negativas e positivas.
Num país que se acostumou à polarização, tudo isso pode ser considerado normal.
O que chamou bastante a atenção durante a posse, entretanto, foi a primeira-dama.
Para quem quer impingir ao mandatário as pechas de machista e arrogante, decepcionou-se com a humildade de Bolsonaro, que permitiu que o protocolo fosse quebrado. Concedeu um protagonismo inédito à esposa de um presidente da República.
Michelle Bolsonaro discursou na língua de Libras, enquanto a intérprete tropeçava nas palavras e na emoção. Momento marcante da mulher que parece talhada para a missão de ser a primeira-dama do Brasil. Os detratores irão enxergar nesta análise uma precipitação deste articulista. Ledo engano. Ou um afago ao poder. O que se configuraria outro engano. Nem se trata do desejo de locupletar-se, tampouco.
O juízo expresso neste espaço baseia-se na maneira como sempre se comportou Michelle, humana e sensível à causa dos surdos e dos desvalidos.
A primeira-dama mostrou-se preocupada com a situação das pessoas relegadas ao ostracismo durante muito tempo e assegurou que os desassistidos teriam vez no governo.
Os detratores de Jair Bolsonaro devem ter se frustrado com a atitude de quem consideram machista, sexista e outros adjetivos impropriamente pespegados ao presidente.
Muitos adjetivos poderiam ser usados para definir a primeira-dama. Poder-se-ia dizer que ela é, com a devida licença do marido, doce, linda, humilde, sensível, inteligente, firme, altiva...
Haja reticências para Michelle...
Nissimiel

Um comentário: