segunda-feira, 13 de agosto de 2018

CIRO E O SPC. OU: STAND UP GRATUITO

SHOW DE STAND UP OU DE HORRORES


No grande circo em que se transformou o Brasil, tudo parece feito para virar um show de humor.
Ciro Gomes, durante o debate, fez piada, no melhor estilo dos humoristas que trabalham de pé.
Disse que, se eleito, vai limpar o nome de milhões de pessoas para que elas possam consumir mais.
Um Stand Up  foi improvisado pelo candidato, já que estava de pé. "Se é que você me entende", como se diz para confirmar obviedades...
Cearense por adoção, Ciro sabe que a terra é fértil na arte de fazer rir. Renato Aragão e Chico Anísio, para citar os maiores, brotaram de lá. Mas Gomes não é do ramo, ressalte-se.
Claro que se trata de uma falácia grosseira e idiota, pois não é atribuição do presidente ajudar a negociar com credores em nome dos inadimplentes. Isso cheira a vigarice ou promessa inócua de alguém que oferece a panaceia para a população endividada.
Ninguém em sã consciência acredita numa lorota desse quilate, mas Ciro quer  convencer os incautos de que é capaz de tirar seus nomes do SPC. Para sujar de novo, oferecendo crédito abundante às custas do erário? Risos?
O show continuou, com direito a risadas amarelas de alguns e à canastrice de Ciro, com olhares que se queria cúmplice para o eleitor endividado. Sem risos!
A iniciativa de negociar com os credores deve ser dos próprios cidadãos que não conseguiram honrar seus compromissos e não da mais alta autoridade do país. Demagogia barata de candidato...
Muitos sujaram seus nomes porque ficaram sem emprego. Outros porque cederam à tentação consumista que os bens materiais trazem em seu bojo.
O consumo é desejável numa sociedade que quer crescer, mas a oferta de crédito fácil e sem critérios  não pode ser o caminho para gerar riquezas. Empresas geram empregos e salários.
É uma ilusão pensar que oferecer condições para o pobre comprar indiscriminadamente é fazer "justiça social"- seja lá o que quer dizer isso.
Ofereceram crédito subsidiado aos brasileiros há alguns anos e as consequências são vistas até hoje. Muitas pessoas perderam carros, casas e outros bens por terem comprado mais do que seu orçamento permitia. E, claro, sujaram seus nomes. Que Ciro agora quer limpar. Tem graça isso?
O Brasil precisa de investimentos privados, de menos impostos, de menos dinheiro público jogado no ralo. O Brasil não precisa dos engodos e das mentiras dos postulantes ao Planalto.
Nem de humoristas improvisados e sem graça como Ciro Gomes.
Que os candidatos ou candidata ofereçam, então, propostas exequíveis para que o eleitor possa analisá-las e escolher aquele ou aquela que possa fazer o melhor pelo Brasil...

2 comentários:

  1. Deve ser por isso, que durou apenas quarto meses como ministro da fazenda. 🤔..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.
      Ciro pensa que suas bravatas resolvem os problemas brasileiros...

      Excluir