sábado, 11 de agosto de 2018

A ENCRUZILHADA DOS CLUBES QUE DISPUTAM A LIBERTADORES

A COBIÇADA TAÇA DA AMÉRICA DO SUL

O grande objetivo dos grandes clubes do Brasil é conquistar a Copa libertadores da América.
No ano passado, o Grêmio abriu mão do Brasileirão para juntar todas as forças na taça mais cobiçada, apesar de sua equipe ter plenas condições de abocanhar os dois campeonatos. Era, e ainda é, o melhor time do Brasil. Poderia ter sido campeão brasileiro e da América.
Entretanto, poupou seus titulares para não sofrer baixas que poderiam comprometer seu desempenho no campeonato que realmente interessava ao clube, a Libertadores.
O time gaúcho desprezou a possibilidade de ganhar um título que não ganha há muitos anos para ser campeão sul-americano. O Corinthians aproveitou a chance e foi mais uma vez campeão do Brasil.
Claro que o Timão mereceu o título nacional, pois fez uma campanha irretocável no primeiro turno e administrou admiravelmente o returno, chegando ao sexto título brasileiro.
Quando se ganha, tecem-se loas ao treinador e ao seu planejamento. Mas quando se perde, normalmente a primeira cabeça a rolar é a do treinador. Renato Portaluppi manteve a sua.
Portaluppi teve seu planejamento coroado e fechou bem o ano, apesar de não ter ganhado o Mundial.
Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos lutam pelo título da Libertadores, neste ano.
Por óbvio, apenas um deles poderá ser campeão. Cruzeiro e Palmeiras ganharam seus compromissos nas partidas de ida. Têm uma grande vantagem, pois ganharam fora de seus domínios. Mas não se deve achar que tudo está decidido. Afinal, trata-se do imprevisível, por isso fascinante futebol, em que quase tudo pode acontecer.
É sempre bom lembrar que há times de outros países envolvidos na disputa, que também almejam levantar a taça mais cobiçada da América. Não são meros franco-atiradores. Entraram na competição para ganhar.
Sendo assim,  todos podem ficar pelo caminho.  Perderam pontos preciosos no Brasileirão. Não haverá tempo para recuperação quando forem desclassificados da competição continental.
Certamente, os clubes apostarão na Libertadores até que as chances sejam exauridas...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário