quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A LAVA JATO CONTINUA SEM TEORI? OU: HERÓIS NÃO SÃO NECESSÁRIOS


Com a morte de Teori Zavascki, as teorias da conspiração pulularam no Brasil, como sempre acontece quando envolve alguém do quilate do ministro.
Não há evidências de que o desastre do avião que levava o ministro para Paraty tenha sido um crime, mas as suspeitas de sabotagem da aeronave permanecem para muitos que especulam sobre a razão da queda da aeronave.
Claro que não se pode descartar completamente a hipótese de o ministro ter sido morto por poderosos interessados na interrupção ou no retardamento da operação que mobiliza a justiça brasileira e assombra muitos corações e mentes.
As investigações dar-se-ão e antes do seu término nada é possível afirmar sobre a queda do avião.
Por mais que o Brasil precise de homens e mulheres para transformá-lo num grande país, livre da praga da corrupção e de outras mazelas, não pode ficar refém de salvadores da pátria ou heróis.
Por isso, devem-se refutar quaisquer tentativas de glorificar ou alçar alguém ao posto de salvador da pátria.
Precisamos de instituições fortes e que funcionem. Urge também que os poderes da República sejam independentes e que façam seu papel.
Não são nas pessoas que se devem depositar as esperanças apenas, pois são falíveis e mortais, como tristemente aconteceu com Teori Zavascki.
Sem ele, a Lava Jato pode até ser atrasada e prejudicada, claro, mas não interromperá sua caminhada.
No Tribunal há ministros que podem substitui-lo. Não é simples, devido ao trabalho já efetuado pelo relator, todos sabem, mas os trabalhos seguirão seu curso.
Antes que se pense em insensibilidade, cabe o registro para que se respeitem a dor e o luto da família e dos amigos de Teori Zavascki.
A tragédia que ceifou a vida do relator, todavia, não o transforma em herói.
Era um ministro que fazia seu trabalho de maneira eficiente, de acordo com o que se noticiava.
Culto a personalidades não deve orientar os rumos que o país precisa de seguir.
Mais do que de heróis, necessita-se de pessoas que trabalhem e que se empenhem em fazer as instituições funcionarem no Brasil...
Nissimiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário