domingo, 26 de janeiro de 2014

AEROPORTOS E A COPA DO MUNDO

O Brasil, em condições normais, não teria como sediar um evento como  a Copa do Mundo, pois um acontecimento dessa envergadura depende de muitos fatores. A começar pelos estádios, que não possuem o tal famigerado "padrão Fifa". Para que adquiram o tal padrão, os inquilinos do poder liberaram um banco que é de fomento social (BNDS) para financiar obras em estádios privados cujos clubes depois pagarão (?). Quando puderem e se quiserem. Até lá, o povo provavelmente esquecerá...
A conta, entretanto, chegará para o povo brasileiro, em forma de impostos, da privação de direitos fundamentais, como saúde, segurança, educação, além do aumento da dívida pública...
Os aeroportos brasileiros são uma vergonha. Ontem (25/01/14),  foi possível comprovar que a estrutura está defasada. Os brasileiros deveriam exigir o "padrão" da entidade que organiza a Copa, dá palpites e faz exigências em solo tupiniquim.
O avião (voo 1863) saiu de Porto Alegre pontualmente às 18H.45min. e deveria chegar a São Paulo (Cumbica, Guarulhos) depois de uma hora e vinte minutos.
A aeronave foi obrigada a esperar alguns minutos para pousar. Motivo? Falta de espaço.
Pouso feito, parecia tudo bem. Ledo engano, visto que o desembarque foi postergado em mais de quarenta minutos. Havia uma fila de espera. O aeroporto não comporta o movimento de passageiros e aeronaves.
Qual os investimentos feitos em Guarulhos?
 O PSDB de Fernando Henrique poderia ter deixado que a iniciativa privada assumisse a administração, porém o medo da pecha de privatizadores ( que acabou pegando) não permitiu que nada fosse feito. Ou seriam outros motivos? Com a palavra, os tucanos.
Que fique claro que muitos cuidados devem ser tomados nessas privatizações.
Privatização é palavra demonizada pelo PT. Talvez por isso, nem Lula, nem Dilma abriram licitação. Ideologia? Balela...
Como agora o partido aceita a terminologia concessão (ideologia? balela...), não se sabe a razão pela qual não tenham concedido o aeroporto Franco Montoro e outros mais a investidores privados. Faltou coragem.
 Para construir alguns elefantes brancos, todavia, o atual Governo Federal oferece recursos de bancos oficiais. Tem ousadia para isso. Com a palavra os petistas.
Nissimiel


Um comentário: