domingo, 22 de setembro de 2019

UM CAMPEÃO JOGANDO BOM FUTEBOL. POR QUE NÃO?

GABRIEL, GERSON E ARRASCAETA: AMÁLGAMA PERFEITA

Depois das últimas apresentações do Flamengo, reacendem-se as esperanças de quem aprecia um futebol bem jogado, com belas jogadas e gols em profusão. A tudo isso, aliam-se  resultados que colocam o time carioca no topo da tabela do Brasileirão.
O famigerado "futebol de resultados", nome que se convencionou a dar ao esporte praticado por times pragmáticos e covardes que não se arriscam a tomar gols e muitas vezes ganham de "meio a zero", pode perder para o espetáculo que o rubro-negro do Rio vem proporcionando ao amantes do verdadeiro futebol.
Jorge Jesus consegue tirar de seus atletas o que eles têm de melhor. Os grandes treinadores conseguem fazer bem isso muito bem.
O grande Telê extraía dos comandados sua essência e todo seu potencial a favor do coletivo, o que redundava em títulos, invariavelmente.
Luxemburgo também o fazia com excelência. Até, por motivos ignorados, perder-se num ponto qualquer de seu glorioso caminho.
Vem fazendo um ótimo trabalho no Vasco da Gama. Mesmo com parcas condições de trabalho por causa da escassez de material humano de melhor qualidade, ele vem armando bem a equipe cruzmaltina. Alvíssaras!
Adiante!
Jorge Jesus mexe com o futebol brasileiro, no que tange à beleza. Basta assistir aos jogos e ver a larga vantagem do gols que seu time tem em relação aos demais concorrentes.
Claro que dispõe de atletas para armar bem sua equipe e tem respaldo da diretoria. Pelo menos enquanto os resultados estão aparecendo. Estamos no Brasil, não se deve esquecer. Treinador costuma ter vida curta por estas plagas quando acontecem tropeços e perdas de títulos.
Fernando Diniz, se tivesse condições, bons atletas e tempo para trabalhar, poderia também ajudar a eliminar o pragmatismo horroroso que tem vencido a beleza. Mas precisa rever alguns de seus conceitos, como aperfeiçoar a marcação das equipes que comanda. Diniz conhece muito futebol, indubitavelmente.
Sampaoli, outro sonhador, já começa a ser contestado no Santos por causa dos resultados, motivados pela queda de rendimento de seus principais jogadores. Ele não tem peças de reposição de que necessita, como o colega europeu.
Pode ter pesado também ter modificado a formação que começava a encantar o Brasil. Tirar Jean Mota, considerado o melhor jogador e artilheiro do Paulistão, talvez tenha sido seu maior engano. O atleta perdeu a confiança, parece. Mas não se sabe o que acontece nos bastidores e nos vestiários. Não cabem aqui julgamentos, portanto.
Claro que não se pode cravar que o Flamengo será campeão, visto que nem sempre o melhor vence. O futebol reserva surpresas com nenhum outro esporte no mundo. Talvez venha daí seu fascínio.
Além disso, o segundo turno apenas começou.
Muitas coisas podem acontecer, como contusões, suspensões ou fatores extracampo para atrapalhar o até agora bem trilhado caminho do Flamengo.
Não se deve desprezar o sempre perigoso Corinthians de Carille. Não tem jogadores tão qualificados quanto alguns concorrentes, mas conta com uma defesa que toma poucos gols e um ataque que funciona a contento.
Nem é de bom tom ignorar o Palmeiras, agora sob os auspícios do pragmático Mano Meneses e que tem boas alternativas para formar uma grande equipe.
O Grêmio aparece como equipe capaz de incomodar e derrotar rivais perigosos, como aconteceu ontem, quando sapecou três gols na boa equipe santista, fora de casa.
O São Paulo, mesmo muito inconstante, tem o melhor aproveitamento da competição longe de seus domínios. Não pode, por isso, ser descartado. Mas sua briga parece ser por vaga na Libertadores.
Depois de tantos anos de campeões pragmáticos, pode ser que neste ano o lugar mais alto do pódio seja ocupado por uma equipe que joga futebol: O Flamengo.
Nissimiel

3 comentários:

  1. Corinthians, um ataque que funciona a contento? Divirto mestre.

    ResponderExcluir
  2. Claro que funciona...
    Como tem ganhado só jogos?
    Não faz tantos gols quanto gostaria sua torcida,.mas vem marcando seus gols que tem.garantido as vitórias.
    Obrigado por prestigiar meu blog

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo:...tem ganhado OS jogos?..
    ...que têm garantido...

    ResponderExcluir