terça-feira, 17 de dezembro de 2019

GRETA THUNBERG E JULIA ZAVIANI

JULIA ZIVIANI  PLANTA ÁRVORES E OUTRAS SEMENTES...
GRETA THUNBERG. PLANTANDO DISCÓRDIAS...

A sueca Greta Thunberg ganhou notoriedade mundial defendendo a natureza, os animais e sabe-se lá o que mais.
A, por assim dizer, ativista quer salvar o Planeta, assim como muitos mentirosos e demagogos que pululam mundo afora. Garota abastada, viaja pelo mundo inteiro. Quem paga suas despesas?
Se não for dinheiro público, nada a contestar. Mas há interesses em jogo, por certo.
Essa menina não estuda? Cabe responsabilidade dos pais nisso. Ou não?
Amante da liberdade, o articulista pensa que cada um deve cuidar de sua vida como bem entender. Cabe à família cuidar de Greta. Sigamos.
Ela virou a queridinha da esquerda mundial e dos artistas ditos engajados porque ataca a elite. Como se não fizessem parte dela... Curioso como  a palavra elite foi demonizada justamente por quem a ela pertence. Ser de qualquer elite honesta não depõe contra ninguém, é salutar que se registre.
Pois bem. Greta, adolescente bem nascida num país de primeiro mundo, resolveu que deve salvar o planeta. Pretensão de adolescente que não deve arrumar o próprio quarto nem lavar a louça em que se alimentou, mas quer livrar o universo das mazelas e desmandos dos poderosos. Discurso pronto e enfadonho dos "inteligentinhos", como diria Pondé.
Não há, como podem argumentar os mais sensíveis, nenhuma conotação machista ou sexista no fato das jovens aprenderem a cuidar da própria higiene e do lugar onde vivem.
Meninos e meninas devem zelar pela casa em que habitam. Os que cuidam deles devem ensinar-lhes  a fazer as tarefas domésticas. Simples assim.
Como salvar o planeta se não arrumam o próprio quarto? Pretensão e caldo de galinha não fazem mal a ninguém ,adverte-nos o adágio. Sabiamente...
Na cidade de Suzano, uma adolescente de treze anos percebeu que o entorno de sua casa estava sendo usado como depósito de lixo. O lugar é área de preservação ambiental e a menina Julia Ziviani resolveu agir. Montou um projeto e contatou o poder público para auxiliar na tarefa de melhorar o local e plantar árvores.
Louve-se a atitude do prefeito de Suzano, Rodrigo Aischiushi, que recebeu Julia e colocou-se à disposição para auxilar, fornecendo suporte e mudas de árvores.
Ziviani não buscou os holofotes nem a notoriedade. Não tem discurso agressivo contra  elites.
Nunca atacou políticos dos quais não gosta ou discorda.
Ela é uma adolescente de verdade. Não está pulando etapas da sua vida.
Que não se engane quem pensa que Julia é alienada, todavia. Discute política e tem opiniões fortes sobre os assuntos atuais. Não é de seu perfil ser ríspida ou deselegante com os professores que às vezes querem impor suas "verdades".
Entretanto, é firme nos argumentos e muito consciente. Ela sabe o que pensa...
Filha de pai policial e mãe professora, a garota tem certeza de que sua formação e sua educação são prioridades. Os pais esforçam-se para dar a ela e aos dois irmãos condições para que estudem e sejam cidadãos conscientes de seus direitos, e principalmente, seus deveres na sociedade.
Segundo a mãe Wanda faz questão de ressaltar, Julia nunca andou de iate, nem de avião e não tem inveja de quem o faz. Conserva os valores e princípios familiares. Não faz questão de usar roupas caras. O investimento familiar é na Educação dos fihos.
Não é financiada por ONGS ou milionários hipócritas que fingem não gostar de dinheiro.
Greta planta discórdias travestidas de bondades. Quer a fama, o brilho e os flashes.
Julia não precisa da mídia para brilhar. É muito provável que nem o queira. Ela deseja plantar. Árvores ou outras sementes...
Nissimiel



9 comentários:

  1. Parabéns Júlia, continue com o coração reto e sincero, pois os valores verdadeiros são a essência da nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. Não aprecio que usem a figura de uma jovem adolescente como arma para difamar outra. Isso é altamente inadequado. Afinal, quem está semeando a discórdia?

    ResponderExcluir
  3. Quem semeia a discórdia é seguramente Greta e quem a patrocina pelo mundo afora...
    Essa garota está sendo usada por pessoas poderosos para atacar outras por razões ideológicas e interesses financeiros.
    Não é porque Greta é adolescente que tem salvo-conduto para fomentar e destilar ódio contra quem ela não concorda.
    Frases que ela profere normalmente podem suscitar sentimentos não muito nobres.
    Greta Thumberg é consciente do que faz...
    Obrigado por ler meu blog e enriquecer o debate, Ilda...

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo:...pessoas poderosas para...

    ResponderExcluir
  5. Um adulto atacando uma adolescente é algo abjeto. Por que não pesquisou antes de publicar e desinformar uns coitados ingênuos e tolos. Precisa aprender a agir com responsabilidade para não prejudicar nem difamar pessoas inocentes. Isso se constitui crime passível de punição.

    ResponderExcluir
  6. Ilda, não estou difamando a menina sueca. Não concordo com a postura dela,que deveria estar estudando e não percorrendo o mundo, disparando frases feitas sob medida para atacar quem não concorda com ela. Reitero que ela não vai salvar o planeta, assim como não tenho pretensão de converter ninguém. As pessoas são livres para expor suas ideias, isso é insofismável.
    Como sou pela liberdade de expressão, aceito sua crítica e opinião, mesmo não concordando com elas... Obrigado por ler meu blog.

    ResponderExcluir
  7. Deve, portanto, pesquisar a história da menina antes de falar uma porção de besteuras sobre ela. Sendo autista, a mesma não age sob interesses egoístas ou em busca de aprovação da sociedade. Não busca fama, ou ascensão social ou política, esse jogo é feito por pessoas qye têm interesses diferentes do dela e da Júlia. Só não dou visibilidade a sua publicação para preservar a menina inocente que você sordidamente usou como instrumento de ataque.

    ResponderExcluir
  8. Ilda, todas as publicações deste blog são fundamentadas e não são feitas com base no achismo ou sob a temperatura das emoções.
    É evidente que sei que Greta foi diagnosticada com uma síndrome rara, chamada Asperg, um tipo leve de autismo.
    Como você, informada que é, sabe do que se trata, não preciso discorrer sobre a síndrome...
    Se acompanhar meu blog (espero que o faça), vai notar que não tenho ídolos na minha vida, visto que somos falhos demais na nossa condição humana.
    O que escrevi sobre as duas adolescentes não consiste em verdade absoluta. Se uma ou outra fizerem algo não recomendável ou que eu pense não ser de bom alvitre, esteja certa de que escreverei neste espaço as mazelas e erros de quem quer que seja.
    Nem Greta nem Júlia são coitadinhas. Cada uma a seu jeito, vivem sua vida como querem ou a situação permite.
    Temos o direito de falar sobre as posturas delas, sem que isso se configure em algo sórdido, como você disse que fiz.
    Claro que respeito sua opinião sobre o que escrevo. Não o faço para convencer ninguém. Deve servir para reflexão, sempre...
    Obrigado por prestigiar meu blog...

    ResponderExcluir