segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

SOBRE O FUTEBOL NESTE ANO


A BOLA VAI ROLAR
Os times brasileiros estão se armando (e se desarmando também) para o novo certame.
O Corinthians ganhou o Paulista e o Brasileirão, apesar de muitos o julgarem carta fora do baralho e de ter sido subestimado por muitos jornalistas, que o cotaram mal nas apostas. Era a quarta força...
A quarta força agora, de acordo com Fábio Carille, é o Santos. A primeira, ainda segundo o treinador corintiano, é o Palmeiras, que no ano passado caiu na armadilha do favoritismo e perdeu tudo que disputou. Apesar da quantidade enorme de jogadores que contratou.
É bom lembrar que a torcida alvinegra não gostou de ter seu time menosprezado. Muito menos o técnico, que agora proclama o Santos como o quarto time do estado.
No caso do Timão, ser considerado o pior entre os grandes de São Paulo foi o combustível que o fez lutar e trabalhar bastante para provar que o favoritismo às vezes parece ser apenas um monstro de papel, que pode ser derrotado por uma equipe coesa, com a que se transformou o time da Fiel.
Se o Santos tiver o brio que se apossou do Corinthians no ano passado, pode ter sucesso em 2018, como mostrou ser possível a mediana e bem treinada equipe de Itaquera.
Falta ao time praiano material humano para formar uma equipe de respeito.
Há alguns anos, o problema virou solução, quando Leão, por força das circunstâncias, lançou Robinho, Diego e outros menos cotados. Armou um esquadrão que assombrou o Brasil. Como esquecer do futebol irreverente e moleque do Peixe? Havia ainda Renato, Elano, Alberto... Timaço!
A situação é parecida agora. Jair Ventura deve se ver obrigado a escalar os bons garotos da base santista, por falta de recursos financeiros.
O São Paulo perdeu Hernanes, que voltou para a China. Pratto foi para o River Plate.
A perda maior é o Profeta, pois o argentino teve bons momentos apenas.
É, inegavelmente, bom jogador. Mas o pior momento pelo qual o Tricolor passou não deixou que Pratto expusesse toda sua capacidade.
Mas não queria mais ficar no Brasil.Atletas insatisfeitos nunca rendem tudo o que podem.
Diego Souza pode substituir Pratto com folga. Motivado, pode atuar em ótimo nível.
Para o lugar de Hernanes, entretanto, não há disponível no mercado um atleta de tal quilate.
O Palmeiras acertou com Lucas Lima, o homem da criação de que tanto precisou no ano passado.
Lucas é jogador raro, habilidoso e dono de técnica apurada. Se usar todo seu potencial, qualificará o Verdão tremendamente.
Não se pode esquecer do Grêmio, campeão do continente. Saíram alguns campeões mas pode repor as peças. Renato montou uma equipe competitiva com jogadores que passaram sem muito sucesso em outros times. O Inter, que volta depois do purgatório na série B, deve ter aprendido a lição.
Os mineiros também devem manter a qualidade, apesar de algumas perdas que tiveram.
Fred deixou o Atlético para retornar ao Cruzeiro, depois de muitos anos. Robinho saiu também e está à procura de nova casa, que pode ser o Santos ou São Paulo, segundo se especula.
No Rio de Janeiro, o Vasco se reforçou e promete fazer bonito na Libertadores.
O Fluminense perdeu alguns de seus principais atletas e pode piorar a situação. Dourado, artilheiro do campeonato, deve ir para o Corinthians. Scarpa parece não ter clima para permanecer nas Laranjeiras.
Murphy adverte sempre: "tudo pode ficar ainda pior". O Fluminense que se cuide, pois...
O Botafogo  ficou sem seu comandante. Mesmo com poucos bons jogadores, Ventura vinha fazendo um ótimo trabalho à frente do time. É uma incógnita a equipe da estrela solitária, como quase sempre.
O Flamengo, que gasta muito e oferece pouco a seus torcedores, sempre se apresenta como favorito, mas a decepção vem em seguida. Rueda pode ir treinar o Chile. Quem comandará a equipe?
Pelas condições que serão oferecidas a Roger Machado, o Palmeiras apresenta-se como o melhor do país. É o que parece, pelo menos.
Mas o futebol apresenta variáveis e surpresas que fazem com que seja um esporte fascinante, justamente pela sua imprevisibilidade...
Nissimiel



2 comentários:

  1. Contratando Scarpa e com Diego Souza motivado, SP brigará em todas as frentes. Santos passará vergonha. Corinthians jogará covardemente, mais uma vez e não acredito em êxito. Palmeiras é a incógnita do ano.

    ResponderExcluir
  2. Tudo depende tem que mostrar dentro do campo.. Aqui é Santos..

    ResponderExcluir