sábado, 14 de novembro de 2015

ONDE ESTÃO OS CRAQUES BRASILEIROS?



ZICO, CRAQUE. E O MAIOR DE TODOS, O REI PELÉ

Falam-se sobre os craques do Brasil, como se fossem tão comuns em solo brasileiro...
Acontece que há muito tempo não se produz essa estirpe de futebolistas em terras tupiniquins.
É evidente, por uma questão de marketing até, que a mídia classifique jogadores comuns como se fossem da nobre categoria a que pertencem aqueles que desfilavam em gramados do mundo e encantavam os aficionados pelo esporte bretão pouco tempo atrás.
Pelé, Zico, Sócrates, Gerson e Rivelino são nomes que remetem a tempos em que havia craques em profusão pelo planeta.
A lista ainda poderia ser aumentada com a inclusão de Falcão, Tostão, Careca, Reinaldo, Rivaldo, Romário, Ronaldo Nazário...
Ronaldinho Gaúcho  também pode figurar no Panteão dos grandes atletas que o Brasil já produziu.
Muitos não citados aqui e que jogaram há muito tempo também merecem o rótulo, mas no Brasil sem memória, perdem-se registros de outros craques.
Hoje, entretanto, não existe no país um jogador que mereça ser chamado de craque.
Apenas um, Neymar, pode ostentar tal nomenclatura. É o único que desequilibra partidas internacionais, mas jogando em terras estrangeiras.
Quando atua pelo time amarelo do Brasil, não produz tanto quanto no Barcelona. É justo ressaltar, contudo, que está mais bem acompanhado no time catalão do que na seleção nacional, que carece de talentos. Jogadores medianos juntam-se a Neymar no escrete canarinho...
Por causa disso, não é tão eficaz quanto no time espanhol. Falta-lhe melhor companhia.
O futebol do país está muito abaixo dos grandes centros do futebol mundial.
O melhor time brasileiro, o Corinthians, não disputaria o título com os grandes da Espanha, por exemplo, apesar da competência de seu treinador Tite.
Não há no Brasil grandes elencos. Ganso? Prometeu muito, todavia entregou muito pouco. Por essa razão, quase todos que acreditavam nele já desistiram de Paulo Henrique como craque.
Os melhores jogadores do campeonato que o Corinthians fatalmente conquistará são apenas medianos, se comparados aos melhores que estão na Europa.
Lucas Lima, Jadson, Elias e Renato Augusto, além do artilheiro Ricardo Oliveira são cotados para ganhar o troféu de melhor jogador do Brasileirão, mas passam longe do nobre nome de craque...
Nissimiel

Um comentário:

  1. https://youtu.be/mqFZFKixzXc olha esta entrevista do danilo gentili no panico na radio

    ResponderExcluir