domingo, 30 de agosto de 2015

UM CAMPEONATO QUE SE ANUNCIA EM PRETO E BRANCO



Galo está na atrás do Timão
O Timão segue na frente
Dois times devem brigar pelo título brasileiro neste ano. O Corinthians e o Atlético Mineiro.
É claro que faltam muitas rodadas. Afinal mal começou o segundo turno. Vaticinar sobre os principais candidatos pode parecer uma profecia precoce e  irresponsável.
Acontece que os outros concorrentes carecem de consistência para ameaçar os dois alvinegros. Estes têm equipes formadas.
Não que sejam esquadrões da melhor estirpe, é bom que se diga, pois o futebol brasileiro está num estágio em que não existe uma grande equipe que se destaca sobremaneira das demais.
Por isso,  quem conseguir uma regularidade ganha a competição. Pode ser o caso de Corinthians e Atlético.
O Galo tem uma equipe entrosada e deve seguir conquistando pontos que o fará lutar pelo título até o final. Levir Culpi sabe fazer seu time jogar. Tem uma proposta mais audaciosa do que seu rival Tite.
Já o Timão, apesar de não ter em suas fileiras nenhum jogador excepcional, leva vantagem por ser uma equipe que tem uma maneira de atuar e não abre mão dela. Mesmo quando perde. Nas duas pelejas contra o Santos pela Copa do Brasil não desenvolveu um grande futebol. Perdeu as duas, mas sem se abalar. É uma equipe gelada. Isso pode ajudar, claro!
O time de Tite não se abala. Pode perder a partida, todavia mantém seu jogo pragmático até o fim.
Possui o padrão de jogo em que seu treinador acredita. É feia sua forma de jogar, mas não abre mão de sua filosofia e de sua tranquilidade no campo de jogo. Seja no Itaquerão ou fora de seus domínios.
Quanto ao Palmeiras, pode até seguir crescendo na competição e perseguir os dois favoritos principais. A uma certa distância, não tão perto, claro.
Tem um técnico competente e bons jogadores em seu plantel, mas ameaçar os líderes na luta pelo primeiro lugar parece ser uma missão muito difícil. O time de Marcelo Oliveira oscila demais...
O Grêmio, pela sua tradição, também oferece aos seus torcedores esperanças de classificação para a Libertadores. Título pode ser uma utopia. A tal caixinha de surpresa que dizem ser o esporte bretão pode até se fazer presente, embora seja muito improvável.
O São Paulo de Osorio é uma equipe em formação e também deve se alinhar no grupo dos quatro primeiros. Desde que o colombiano não tenha seu trabalho interrompido pela cúpula tricolor. E que não se vendam mais jogadores. Mas Pato tem proposta do futebol inglês. Segunda-feira pode ser batido o martelo. O São Paulo, sem Pato, flerta com a parte intermediária da tabela.
O Fluminense, mesmo frequentando a zona da Libertadores, não parece capaz de surpreender e ser campeão. É uma equipe razoável, apenas. Tem tradição, mas só isso não basta. Perde jogos considerados fáceis. Assim como o Verdão, não mantém regularidade. Sem isto...
O Brasileirão está no início do segundo turno, reitere-se, e pode virar uma grande disputa, pois não há, como já dito, uma equipe espetacular que se desgarre das demais.
Entretanto, a tendência é a que se anunciou no início do artigo: ou Corinthians ou Atlético no topo.
Que não nos esqueçamos, contudo, de que se trata do mais imprevisível dos esportes, o fascinante futebol...
Nissimiel

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Incrível o baixíssimo nível em que se encontra o futebol brasileiro. E se não houver surpresas, os candidatos ao título realmente serão esses, infelizmente.

    ResponderExcluir