sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CORRUPÇÃO E COPA DO MUNDO

Qualquer país que quisesse sediar uma Copa do Mundo deveria ter estrutura e condições para tal empreitada. Seus aeroportos deveriam estar atendendo de maneira adequada a demanda local, a rede de hotéis teria de ser impecável, transportes deveriam ser de primeira linha e o povo da nação postulante  deveria ter suas necessidades mais elementares, como saúde, educação e segurança plenamente atendidas.
Assim, o governo poderia pleitear a realização de um evento tão grandioso quanto uma Copa em seu território.
Entretanto, não é o que ocorre. Usam a Copa para promoção pessoal e eleitoreira, para inflar o já enorme ego desses políticos desonestos e corruptos, além, é claro, de superfaturar as obras feitas para o atendimento do evento esportivo.
No Brasil, como não poderia ser diferente, a corrupção e a promoção dos envolvidos são flagrantes.
É claro que já vislumbravam a chance de se locupletar com o dinheiro farto que viriae dos dividendos políticos quando houve a candidatura da Brasil. Não são tolos. Além disso, há a vaidade que assalta ( ops! ) nossos políticos, que querem ser lembrados por terem trazido para cá a Copa do Mundo 2014.
Estádios estão sendo erguidos para quatro jogos apenas. Isso mesmo, quatro partidas da competição promovida pela Fifa. Depois, serão abandonados ou concedidos a algum clube, como o foi o estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, dado ao Botafogo para usufruir durante trinta anos. E o que foi gasto nele?
Quem paga? O contribuinte, é óbvio...
Sem falar no estádio que será erguido em Itaquera, com renúncia fiscal da prefeitura de São Paulo de quase quinhentos milhões de reais.
Sem falar que o financiamento será do BNDS, que deveria ser um banco, como o nome diz, de fomento social.
Os defensores dizem que trará progresso para o bairro, mas as melhorias deveria acontecer, independentemente da realização de uma Copa aqui e da construção do estádio do Corínthians.
Nissimiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário